Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

domingo, 8 de janeiro de 2017

Pais e Filhos - Ivan Turguêniev


Resenha: Arkádi visita a terra de seus pais e leva como acompanhante, seu amigo e mentor Bazárov, que é um niilista (visitinha básica pelo Google para verificar o significado: é a negação de todo e qualquer princípio religioso, social e político, não vê utilidade na existência), ou seja, uma pessoa cética, descrente, tudo é um imenso vazio. 
Essa visita causa polêmica na casa de Arkádi, seus familiares fazem parte de uma sociedade russa tradicionalista, proprietários de terras e tem inúmeros servos. Eles não se adaptam a nova doutrina que na época causou muita polêmica entre os russos extremamente conservadores. 
O livro retrata a relação de pais e filhos, os conflitos, as diferenças de opiniões, a aceitação das mudanças que acontecem a cada geração. Através do personagem Bazárov, o autor destaca uma grande mudança de valores que aconteceu na Rússia (1800). 
Esse importante clássico da literatura causou alguns transtornos para Turguêniev, que foi acusado por influenciar pessoas a cometerem atos criminosos.
A narrativa é bem fluída, a história envolvente, leitura fácil, estava com medo de pegar uma escrita truncada, mas não foi o caso, um ótimo clássico russo.  



Ano: 2004
Páginas: 360
Editora: Cosac Naify



Nenhum comentário: