Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Nada de Novo no Front - Erich Maria Remarque



Resenha: Nada de Novo no Front é um livro que retrata a vida dos soldados e suas reflexões mais profundas durante a guerra. Não tem acontecimentos heroícos normalmente citados em muitos livros sobre o tema, destaca-se uma descrição mais emotiva da rotina dos soldados na Primeira Guerra Mundial.
O protagonista Paul é um soldado de 18 anos que enfrenta a mais dura realidade nos confrontos, encarando a perda dos companheiros, as doenças, a fome e a morte todos os dias. O livro é marcado por várias passagens tristes mas porém reais que o personagem descreve de forma emocionante.
"Este livro não pretende ser um libelo nem uma confissão, e menos ainda uma aventura, pois a morte não é uma aventura para aqueles que se deparam face a face com ela. Apenas procura mostrar o que foi uma geração de homens que, mesmo tendo escapado às granadas,foram destruídos pela guerra."
Em 1929, Remarque publicou o seu trabalho mais famoso Im Westen nichts Neues (A oeste nada de novo em Portugal e Nada de novo no front no Brasil), com o pseudonimo Erich Maria Remarque (mudando o seu nome do meio em honra da sua mãe). Escreveu mais alguns livros de conteúdo semelhante, numa linguagem simples e emotiva, que descrevia a guerra e o pós-guerra.
Em 1933, os nazis baniram e queimaram os livros de Remarque. A propaganda do partido afirmava que ele era descendente de judeus franceses, e que o seu verdadeiro nome era Kramer (o seu nome original lido de trás para a frente). Há ainda algumas biografias que afirmam isto, apesar da falta de provas. (fonte: Wikipédia)

Ano: 2004
Páginas: 224
Editora: L&PM

Nenhum comentário: