Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Cinzas do Norte - Milton Hatoum




Resenha: Lavo e Mundo são amigos de infância e suas famílias se conhecem há muito tempo. Uma convivência marcada por ressentimentos e cheia de segredos do passado.
Lavo é muito centrado nos estudos, sonha em ser advogado. Menino órfão, criado por sua tia Ramira e pelo tio Ranulfo. Ramira é uma costureira, trabalha com afinco para manter a casa, uma mulher amargurada e ressentida que vive discutindo com Ranulfo. Ranulfo, ou tio Ran, é um sujeito sonhador, eternamente apaixonado pela mãe de Mundo. Vive de bicos e golpes, não sente vergonha em ser sustentado pela irmã.
Mundo Mattoso tem paixão pelas obras de artes, adora desenhar, mas seu pai, Jano, um rico empresário de Manaus, quer educar seu filho para ser seu sucessor nos negócios. A sua mãe Alícia é uma mulher viciada em jogos e alcool, protege e defende o filho das agressões de Jano, que não aceita as inclinações artísticas de Mundo.
Mundo expõe a revolta que tem do pai, criando obras de artes, fazendo cursos e expondo seus trabalhos como manifesto contra o militarismo, o regime que o pai defende.
Entre revoltas e afrontas, Mundo e Jano Mattoso tornam-se verdadeiros inimigos. Pai e filho não se combinam e Mundo dedica todo o seu tempo para atacar seu pai e seus amigos militares.  
Alícia, Lavo e tio Ran defendem o menino da maldade do pai. Quando surgem as situações conflitantes alguns segredos do passado vêm a tona, revelando antigas paixões, mágoas e traições.
O livro é narrado por Lavo, que relembra a convivência com a família Mattoso, seus tios e todos os acontecimentos marcantes da vida de Mundo, seu melhor amigo.
A história é ambientada em Manaus nos ano 50, 60 e 70, quando a cidade estava se estruturando, a miséria e a vida simples imperava, os "barões" estavam no comando, inclusive os militares. O desmatamento estava iniciando para dar lugar a vários prédios e grandes empresas.
Através do personagem Mundo é destacado a exploração da fauna e flora de forma gananciosa durante o poder militar.
Um livro maravilhoso e envolvente. Os segredos revelados não são tão misteriosos assim para o leitor, a partir da metade da história já contem algumas dicas, mas a trama segue bem interessante, pois é preciso saber as reações dos personagens e o desfecho de cada um. Uma história linda e muito triste! Totalmente recomendado!
Cinzas do Norte é o terceiro romance de Milton Hatoum, ganhador do Prêmio Jabuti/Categoria Romance/2006




Ano: 2005
Páginas: 312
Editora: Companhia das Letras


Nenhum comentário: