Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Stephen King, a Biografia: Coração Assombrado - Lisa Rogak



Resenha - Quem é Stephen King?
A história da vida de um dos mais famosos escritores do mundo, Stephen Edwin King nasceu no dia 21 de setembro de 1947, prefere ser chamado de Steve,  é uma pessoa que adora levar uma vida simples e foge da fama de celebridade. Ele revela que tem vários medos: do escuro, cobras, ratos, aranhas, lugares fechados, morte, ser incapaz de escrever, voar, número treze  e por aí vai...

“O número treze nunca deixa de me fazer correr um frio na espinha”, escreveu. “Quando estou escrevendo, nunca paro de trabalhar se a página é a número treze ou um múltiplo de treze. Apenas continuo digitando até chegar a um número seguro.”

Uma forma de bloquear os medos foi escrever (e muito) tornando seu principal vício. Desde a infância viveu sempre cercado de livros, de onde buscou inspiração para escrever suas primeiras histórias, “A Artimanha do Sr. Coelho”, quando ele mostrou para sua mãe, a primeira pergunta que fez foi se ele mesmo tinha escrito. Ele disse que "sim", animado com a aprovação, ele escreveu mais quatro histórias sobre o coelho, vendendo cada uma a 25 centavos de dólar e foi a primeira grana que ele ganhou como escritor.
Stephen King era um adolescente de saúde muito frágil,  passou por uma infecção na garganta e ouvido, situações que contribuíram seu atraso nos estudos e fez com que ele odiasse a escola. 
Seu pai abandonou a família, Ruth (sua mãe) teve que trabalhar muito para manter Stephen e Dave. Eles tiveram que se virar sozinhos em casa, como não tinha muita disciplina e longe do monitoramento de Ruth, Stephen começou a se interessar por ficção científica, gibis de horror e programas de rádio com Ray Bradbury, tornaram-se fortes influências na sua carreira.  
Em 1966, Stephen foi estudar na Universidade do Maine, onde  conheceu Tabitha e casaram-se em 1971, nessa época ele começou a escrever sob o pseudônimo de Richard Bachman. Depois de aumentar a família, Stephen King começou a escrever histórias curtas para vender para algumas revistas, somente quando escreveu seu primeiro romance, Carrie (1974),  que obteve lucro e reconhecimento. Stephen King envia uma cópia de Carrie para a mãe, que morre vítima de câncer antes da publicação do livro.

“Depois de sua morte, muitos anos depois, descobri que ela várias vezes deixou de fazer refeições para nos mandar aquele dinheiro, que nós aceitávamos sem pensar muito.” 

Nessa época, as drogas e o alcool foram motivos  de muitas preocupações para os familiares e amigos do escritor, após quase duas décadas de vício é que Stephen King resolveu lutar contra a dependência. 
No final da década de 90,  Stephen sofre um terrível acidente, com várias fraturas graves e perda de memória, foram alguns meses para recuperar-se e retornar para a escrita.

King contou que escreve todos os dias. "Eu sento lá pelas oito horas e quinze e trabalho até meio-dia, e durante esse período tudo é real”, afirmou ele a Neil Gaiman. Steve estima escrever entre 1.200 e 1.500 palavras diariamente. “Se não escreve ele não fica feliz”, diz Gaiman. “Se escreve, o mundo é um lugar melhor. Então ele escreve. Simples assim.

Stephen King é um autor talentoso, consagrado pelas suas obras que fazem parte da lista das mais traduzidas no mundo, muitas dessas obras foram adaptadas para o cinema e TV e outras estão sendo aguardadas, como: Novembro de 63 e A Torre Negra. Uma vida fascinante, admirado e amado por seus leitores fiéis,  que sempre estão a procura de explorar seus livros, contos e filmes. Só tenho uma observação a fazer: Cuidado! Suas obras são altamente viciantes! 

“Todas essas substâncias viciantes são parte do lado ruim do que fazemos”, afirmou. “Acho que é parte desse acordo obsessivo que faz de você um escritor em primeiro lugar, que faz com que você tenha vontade de escrever tudo isso. Escrever é um vício para mim. Mesmo quando o texto não vai bem, se eu não o fizer, fico irritado.



Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: DarkSide Books

Nenhum comentário: