Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Formas de Voltar para Casa - Alejandro Zambra



Resenha:  "Em vez de gritar, escrevo livros."

Em uma narrativa poética o autor relembra fatos marcantes no Chile, colocando como plano de fundo a ditadura Chilena. A história começa com o protagonista narrando sua infância, a vida junto aos pais e as circunstâncias que conheceu Claúdia, no dia do terremoto em 1985. Desse dia em diante,  Claudia tornou-se sua amiga e atendendo a um pedido dela, começa a espionar a vida do misterioso vizinho Raúl. Com toda sua inocência ele observava a passividade dos pais em relação a ditadura.

"Agora não entendo bem a liberdade de que gozávamos na época. Vivíamos numa ditadura, falava-se de crimes e atentados, de estado de sítio e toque de recolher, e mesmo assim nada me impedia de passar o dia vagando longe de casa. As ruas de Maipú não eram, então, perigosas? De noite sim, e de dia também, mas, com arrogância ou com inocência, ou com uma mescla de arrogância e inocência, os adultos brincavam de ignorar o perigo: brincavam de pensar que o descontentamento era coisa de pobres e o poder, assunto dos ricos, e ninguém era pobre nem rico, pelo menos não ainda, naquelas ruas, naquela época."

Outra parte do livro ocorre vinte anos depois, o protagonista tornou-se um escritor, decide reencontrar Claudia e relembrar fatos de suas vidas, suas dores e fracassos.

"Sabia pouco, mas pelo menos sabia isto: que ninguém fala pelos outros. Que, mesmo que queiramos contar histórias alheias, terminamos sempre contando nossa própria história."

Formas de Voltar Para Casa é dividido em duas partes, passado e presente. É um  livro muito curto mas com um estilo de escrita complexa, onde o autor vira narrador, uma mistura de ficção e memórias. Uma leitura agradável, foi meu segundo livro de Zambra.




Ano: 2014
Páginas: 160
Editora: Cosac Naify

Alejandro Zambra Infantas (Santiago, 24 de setembro de 1975) é um poeta e contador de histórias Chile, selecionado em 2007 pelo Festival Hay e Bogotá Capital Mundial do Livro como um dos 39 escritores latino-americanos com idade inferior a 39 anos mais importantes. Eleito em 2010 pela revista britânica Granta entre os 22 melhores escritores de língua espanhola com menos de 35 anos.


Nenhum comentário: