Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

domingo, 3 de janeiro de 2016

A Casa das Belas Adormecidas - Yasunari Kawabata



Resenha: Eguchi é um senhor de 67 anos que começa a frequentar a casa das belas adormecidas, um lugar onde garotas virgens são utilizadas como companhia para idosos. 
Existe uma peculiaridade na casa das belas adormecidas, as garotas são disponibilizadas em uma cama, em sono profundo, completamente dopadas  para que os clientes idosos possam usufruir de todo prazer.

"Uma mulher mergulhada no sono, que não fala nada, que não ouve nada: não seria, por outro lado, o mesmo que falar tudo, escutar tudo de um velho que já não tem virilidade para fazer companhia a uma mulher?"

Na primeira visita, Eguchi  conhece uma garota adormecida que o impressiona muito, então ele resolve frequentar a casa a cada quinze dias na esperança de revê-la. 
A gerente da casa explica para Eguchi as principais regras, dentre elas, as garotas não retornam para o mesmo cliente, não acordam no meio da visita, não fazem sexo e não podem ser violentadas.
Eguchi continua com suas visitas e cada garota que conhece, ele relembra fatos da sua vida passada, seus amores, suas experiências sexuais com mulheres que marcaram sua juventude. 
A narrativa é bem poética, através do protagonista Eguchi, o autor apresenta diversos temas como velhice, morte, inocência e erotismo. 

"Aos velhos, a morte, aos jovens, o amor; a morte, uma única vez, o amor, infinitas vezes."

A Casa das Belas Adormecidas lembrou muito o livro Memórias de Minhas Putas Tristes de Gabriel Garcia Marques onde o protagonista é um idoso que reflete sobre sua sexualidade na terceira idade. Um livro de poucas páginas que surpreende pelo conteúdo tão rico em detalhes, a trama se passa em uma espécie de bordel onde garotas são tratadas como objetos, mas em nenhuma parte a sexualidade foi destacada de forma vulgar, Yasunari Kawabata foi de uma sutileza incrível.




Ano: 2004
Páginas: 128
Editora: Estação Liberdade


* Yasunari Kawabata (Osaka, 11 de junho de 1899 — Kamakura, Kanagawa, 16 de abril de 1972) foi um escritor japonês, o primeiro de seu país a ser galardoado com o Prêmio Nobel de Literatura, em 1968. Fonte: Wikipédia


Nenhum comentário: