Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

À Sombra da Figueira - Vaddey Ratner


RESENHA - Raami, um menina de 7 anos, de família rica que pertence a nobreza do Camboja, começa a ver seu país invadido pelo Khmer Vermelho, o regime comunista que no período de quatro anos, promoveu a morte de cerca de 2 milhões de cambojanos através da fome e do trabalho forçado.
Raami é obrigada a sair de casa, enfrentar o trabalho e a fome, lutar para sobreviver e não perder os membros da sua família. Durante os quatro anos de muito sofrimento e tragédias que assolaram todo o país, Raami nunca perdeu a sua fé. 
À Sombra de uma Figueira é uma história retratada por uma criança que através de sua inocência testemunhou um genocídio. Na verdade, a autora usou Raami para contar sua própria história de vida, sobrevivente do holocausto cambojano, na sua infância, Vaddey Ratner acompanhou de perto o sofrimento, a fome, a falta da casa e a morte de muitas pessoas. 

"Os animais não são como as pessoas. Se você deixá-los sozinhos, eles não vão te machucar. Mas as pessoas vão, mesmo se você tiver feito nada de errado. Eles te machucam com suas armas, suas palavras, suas mentiras e promessas quebradas, sua tristeza."

Como leitora foi uma experiência e tanto, pois não sabia que tinha acontecido um Holocausto em Camboja e nem sabia muito sobre o lugar e sua cultura, que é descrita de uma forma tão poética no livro. A trajetória da família da personagem Raami vai surgindo aos poucos durante a narrativa, a Rainha Avó é uma figura marcante tanto quanto o pai de Raami. Uma história de tragédia, esperança e fé, livro encantador e inesquecível! 


Editora: Geração Editorial
Páginas: 360
Ano: 2015



Nenhum comentário: