Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

domingo, 18 de outubro de 2015

Vá, Coloque Um Vigia - Harper Lee


RESENHA - Quando Jean Louise (Scout) volta para a sua cidade natal para rever o pai, depara -se com um cenário diferente de quando era criança. Maycomb, em meados dos anos 50, reflete os últimos acontecimento que vigoram no país em relação a mudanças políticas e a segregação racial. Ela, uma mulher adulta, vivendo em Nova Iork, tem agora uma outra visão, mais realista e não se conforma com o que encontra. 
Então a Scout criança, vinte anos depois tornou-se uma mulher determinada, que luta pelos seus ideais, que foram moldados pelo seu pai Atticus, que ela sempre admirou e seguiu como uma espécie de mestre imaculado. Scout, não aceita ser submissa, estranha o comportamento das mulheres da cidade, não vê a si mesma vivendo da mesma maneira. E interando-se dos fatos, acaba por decepcionar-se com o próprio pai. Descobre que ele não é mais o homem que ela idealizava e venerava. E assim bate de frente com ele e com Henry, tendo apenas tio Jack para ouví-la e mostrar a verdade.

"Você, senhorita, que nasceu com consciência própria, a certa altura se grudou feito uma craca na consciência do seu pai. Ao crescer e se tornar adulta, sem perceber, confundiu o seu pai com Deus. Nunca o viu como um homem com o coração e os defeitos de um homem... Reconheço que deva ser difícil ver isso, porque ele comete tão poucos erros, mas erra como qualquer um de nós. Você era uma aleijada emocional, apoiada nele, procurando as respostas nele, assumindo que as suas conclusões seriam também as dele, sempre."

'Vá, Coloque Um Vigia', não tem a inocência do livro 'O Sol é Para Todos', quem espera isso vai se decepcionar. A Scout criança é diferente da Jean Louise, a inocência, as brincadeiras da menina esperta e curiosa foram substitúidas pelo senso de justiça e idealismo político e social. 

"Cega, é o que eu sou. Nunca abri os olhos. Nunca pensei em enxergar o coração das pessoas, só olho para o seu rosto. Completamente cega... O sr. Stone. Ontem o sr. Stone colocou um vigia na igreja. Devia ter me dado um também. Preciso de um vigia que me guie e me diga o que ele vê, hora após hora. Preciso de um vigia que me diga que um homem diz uma coisa, mas na verdade quer dizer outra. Que trace uma linha divisória e diga que de um lado está uma justiça e do outro lado outra, e me faça entender a diferença. Preciso de um vigia que diga para todos eles que vinte e seis anos é muito tempo para fazer piada com alguém, por mais engraçada que seja."

O livro tem algumas passagens engraçadas quando Scout relembra a infância, e também emocionantes quando ela reencontra Calpúrnia, sua 'mãe' negra.
Embora tenha muitas polêmicas em relação a origem do livro, a história é ótima, é um complemento para quem leu O Sol é Para Todos, e além de tudo é enriquecido com vários fatos históricos que tornam a leitura mais interessante.

 "Aprendi a nunca me aproveitar de ninguém menos afortunado do que eu, fosse em termos de inteligência, dinheiro ou posição social - ninguém, não apenas os negros. E aprendi que fazer o contrário era desprezível. Fui criada assim, por uma negra e um branco."



Ano: 2015
Páginas: 252
Editora: José Olympio


INFORMAÇÃO - Revelado como o novo romance da norte-americana Harper Lee, Vá, coloque um vigia já atingiu 1,1 milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos e Inglaterra, onde foi publicado no dia 14 de julho. O livro passou à frente de Grey, a sequência da trilogia Cinquenta tons de cinza, de E. L. James. Nos primeiros cinco dias, o livro de Lee vendeu 168.455 cópias enquanto o de James vendeu 41.943 durante as últimas quatro semanas. Os números são do site The Bookseller, observatório da indústria livreira americana.



A AUTORA - Nelle Harper Lee (Monroeville, Alabama, 28 de abril de 1926) é uma escritora norte-americana, ganhadora do Prêmio Pulitzer em 1961 pela sua obra de ficção To Kill a Mockingbird (O Sol é Para Todos (título no Brasil) ou Por Favor, Não Matem a Cotovia ou Mataram a cotovia (título em Portugal).
Em 2007 foi premiada com a "Medalha Presidencial da Liberdade dos Estados Unidos" por suas contribuições à literatura.
Harper Lee foi interpretada por Catherine Keener no filme Capote (2005), por Sandra Bullock no filme Infamous (2006), e por Tracey Hoyt no filme para TV Scandalous Me: The Jacqueline Susann Story (1998). Na adaptação de outras vozes de Capote, Other Rooms (1995), a personagem de Idabell Thompkins, que foi inspirado em memórias de Truman Capote de Harper Lee como uma criança, foi interpretado por Aubrey Dollar.

Obras Publicadas

1960 To Kill a Mockingbird - O Sol é Para Todos
1961 "Love--In Other Words" revista Vogue
1961 "Christmas to Me" - revista McCalls
1965 "When Children Discover America" - revista McCalls
2015 Go Set a Watchman - Vá, Coloque um Vigia

Nenhum comentário: