Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

sábado, 24 de outubro de 2015

A Assombração da Casa da Colina - Shirley Jackson



Resenha - A Casa da Colina foi construída por Hugh Crane para a sua esposa que nunca chegou a conhecer a residência, pois foi vítima de um acidente quando viajava para o novo lar. Hugh ficou só e triste com duas filhas pequenas para criar. Mas, ele refez sua vida novamente casando-se mais duas vezes, e mais duas vezes perdeu as esposas. Depois de tanta infelicidade e falta de sorte, ele resolve fechar a casa e ir embora com as filhas. As filhas cresceram e disputaram a posse da casa, ficando para a mais velha que foi morar lá com uma acompanhante. Mas, a casa não tinha bons fluídos e abrigava algo sinistro e sobrenatural entre suas paredes. 
A casa ficou fechada por vários anos e um doutor chamado Montague reuniu um  grupo para fazer um estudo sobrenatural e descobrir o que ela esconde de tão sombrio.  Ele consegue autorização da proprietária para ficar dois meses na casa, mas com a condição de que um dos herdeiros participe da expedição. Então, doutor Montague, Luke( o herdeiro), Theodora(sensitiva) e Eleanor Vance(que na infância passou por experiências sobrenaturais com o fenômeno poltergeist) vão para a casa. Quando chegam lá, já estranham os caseiros que nunca ficam durante a noite, as portas que não permanecem abertas e as salas de formatos estranhos.
Dessa forma começa o estudo do doutor Montague. Durante o dia tudo ocorre dentro da normalidade, mas quando a noite cai, a casa emite sons e todos são afetados, mas que se refletem em Eleanor com mais evidência. Será que a casa é o reflexo do passado trágico de seus antigos donos? Ou são as pessoas hospedadas para o estudo que tem uma grande imaginação? 
A Assombração da Casa da  Colina é mais um livro raríssimo sobre casas assombradas, escrito em 1959. Um clássico que já inspirou muitos escritores dentre eles, Neil Gaiman, Stephen King, Nigel Kneale e Richard Matheson. Não trata de um livro focado somente em terror, mas sim na casa propriamente dita, pois a descreve com muitos detalhes e tenta mostrar o motivo de ser tão temida na região circunvizinha. Os personagens são descritos conforme seu comportamento a medida que vão sendo afetados pelo que a casa 'fala' para eles. É um bom livro, mas não achei tão assustador! 

O livro foi adaptado para o cinema duas vezes, em 1963 e novamente em 1999(uma versão totalmente diferente do livro).


Ano: 1983
Páginas: 200
Editora: Francisco Alves

Nenhum comentário: