Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

domingo, 13 de setembro de 2015

Laranja Mecânica - Anthony Burgess



RESENHA - Laranja Mecânica é um livro distópico, narrado em primeira pessoa pelo adolescente Alex.
Esse jovem, tem um grupo de amigos, que ele chama de  'drugues' que é uma das palavras do vocabulário Nadsat que compõe o livro. Durante a narrativa de diálogos dos personagens adolescentes essas palavras são utilizadas, sendo gírias que o autor utilizou  influenciado pelos idiomas russo e inglês.
Alex e seus amigos são rebeldes,  sendo ele, um anti-herói, praticante de crimes, onde a violência se destaca em suas mais simples ações. 
Mas quando Alex vai parar nas mãos do governo, este tenta reformá-lo através de um experimento com testes psicológicos, usando imagens da própria violência que ele tanto praticou e também a paixão pela música clássica e com isso tentar regenerá-lo. E dessa forma em um curto intervalo de tempo ele volta para as ruas, mas torna-se vítima daqueles que ele tanto ameaçou.
A mensagem final que o livro transmite através de Alex é que cada um faz as suas próprias escolhas, mas chega um momento da vida onde é preciso crescer e amadurecer torna-se fundamental.
A primeira publicação do livro foi em 1962. 
O autor Antony Burgess, nasceu em Manchester, 25 de fevereiro de 1917 — e morreu em Londres, 22 de novembro de 1993) foi um escritor, compositor e crítico britânico.
Filmado em 1971, produzido e dirigido por Stanley Kubrick.
Apesar da leitura ser um pouco dificultada pelo vocabulário nadsat e ter uma narrativa recheada de violência, o livro é ótimo, o que o torna um clássico do gênero!Recomendo!

Ano: 2015
Páginas: 224
Editora: Aleph



'A virtude vem de nós mesmos. É uma escolha que só a nós pertence. Quando um homem perde a capacidade de escolher, deixa de ser homem.'

Nenhum comentário: