Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

sábado, 25 de julho de 2015

Soldier - Leal até o fim - Sam Angus


RESENHA - A história de Soldier, se passa em 1917, em Lancashire, um condado da Inglaterra. Stanley é um menino de 14 anos que vive com o pai, um homem amargo e rude, que passa os dias mergulhado na tristeza devido a perda da esposa e a ausência do filho mais velho, Tom Ryder, que foi convocado pra lutar na Primeira Guerra Mundial. 
Quando a cachorra premiada Stanley foge e volta prenhe de um cão mestiço, Da(o pai), se revolta e ameaça afogar os filhotes. Quando os cães nascem, ele cumpre a ameaça, doando as fêmeas, e Stanley consegue ficar com Soldier, o único filhote macho, mas mais tarde o pai leva Soldier para a beira do rio e desaparece.
Revoltado com a atitude do pai, o menino, foge de casa decidido a se alistar para encontrar o irmão, mentindo a idade diante do exército britânico. O coronel Richardson destina Stanley a função de treinador de cães de guerra para o Serviço de Cães Mensageiros, tarefa que ele desempenha com amor e dedicação. 
E dessa forma ele parte para a França com  o exército e todos os treinadores e seus cães, para ajudar na comunicação entre as linhas de frente, pois quando um tipo de mensagem falhava, era usado os cães que levavam em suas coleiras um cilindro contendo mensagens importantes e decisivas para as operações. Nesse período que Stanley viveu diante da adversidade da guerra, ele treinou dois cães, que foram fiéis e lhe dispensaram um amor incondicional até o fim, mas por ironia do destino, ele teve uma grande surpresa, onde foi possível superar as dores e mágoas que o atormentavam desde o dia em que saiu de casa.
Soldier, é um livro lindo, baseado em fatos históricos, a narrativa é comovente, prende o leitor e ao mesmo tempo deixa com o coração na mão, principalmente quando se é apaixonado por animais. 

NOTA



Ano: 2015
Páginas: 256
Editora: Novo Conceito



Alguns dos eventos da vida de Bones e de Soldier(os dois cães da história) são baseados no cão conhecido como Airedale Jack, que foi figura importante na batalha na França.

Richardson retratado com um Airedale na década de 1920

Airedale Terriers foram ensinados a usar máscaras de gás como parte de seu serviço militar

Os cães foram também treinados para realizar os primeiros socorros e suprimentos para os soldados na frente

 Em março de 1919, o serviço de cães de guerra foi extinto.


"Ele sempre será verdadeiro e corajoso, até a sua última batida do coração."

Nenhum comentário: