Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

segunda-feira, 20 de julho de 2015

O Palácio de Inverno - John Boyne



RESENHA - O livro conta a história de Geórgui Jachmenev em uma narrativa que intercala presente e passado, entregando aos poucos todo o percurso da vida de  Geórgui, desde a sua juventude, suas emoções, o encontro do amor até a sua velhice. Inicia-se relatando o instante em que seus caminhos se cruzam com o irmão do czar Nicolau II,  o grão-duque Nicolau Nicolaievitch, que em um momento heróico, muda totalmente o seu destino.
A partir daí, Geórgui, um jovem mujique(camponês russo), que nunca saiu do seu vilarejo, passa a conhecer um outro mundo, diferente da vida rude que era habituado. Por ter salvo a vida do grão-duque, ele é designado a ser o guarda-costas do pequeno e frágil Alexei, filho do czar.
Geórgui afeiçoa-se a família do czar, deixando de lado até mesmo a sua própria família, luta por eles e em meio a isso descobre o amor puro e verdadeiro.
Os tempos são de guerra, e o povo russo almeja por mudanças e com a chegada da Revolução, a vida de Geórgui muda, e o seu futuro fica totalmente alterado. 
E a trama segue intercalando fatos históricos sempre relacionados com a família real russa, e contrastando com o povo que vivia subordinado e oprimido em situação de miséria. Tudo isso é bem detalhado nas memórias de Geórgui, que no presente, nos anos de 1981, enfrenta um momento delicado com sua esposa Zóia, que não esquece do passado difícil, das perdas que ambos enfrentaram e tantas dificuldades, deixando a terra natal, em busca de dias melhores em um novo país.
Esse é mais um livro onde John Boyne soube misturar história e ficção de uma forma perfeita, fazendo a leitura ser mais que prazerosa!



NOTA 



Família Romanov

Ano: 2010
Páginas: 456 
Editora: Companhia das Letras

Nenhum comentário: