Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

segunda-feira, 6 de julho de 2015

O Menino do Pijama Listrado - John Boyne


SINOPSE - O Menino do Pijama Listrado - "Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável."


Ano: 2013
Páginas: 187
Editora: Cia. das Letras


RESENHA - A história de Bruno e Shmuel, transmite uma mensagem de pureza e inocência, característica das crianças. Bruno, é um menino alemão de nove anos, que não conhece a realidade atual do seu país e nem a função do seu pai diante dela. E quando a sua família deixa Berlim, para viver nas proximidades de Auschwitz ele conhece Shmuel, um menino judeu, e passam a se encontrar diante de uma cerca de arame farpado. Desse encontro nasce uma linda amizade, eles conversam quase que diariamente, comparando as suas vidas e questionando sobre as diferenças. Bruno não entende o motivo das pessoas usarem as mesmas roupas, nem porque vivem cercados.... mas um dia seu pai resolve mandá-lo de volta a Berlim com o restante da família, e ele decide se despedir do amigo, e assim passa para dentro do campo para brincar pela primeira e última vez. Mas está chovendo e eles entram em um abrigo junto com outras pessoas, inocentes, eles se dão as mãos jurando serem amigos para sempre, sem saber que o destino muitas vezes é irônico.
Este é mais um livro de John Boyne, onde ficção e fatos históricos se mesclam com perfeição, não foi detalhado o Holocausto, nem fatos sobre a guerra, mas o autor soube focar na amizade na sua mais pura forma! Livro lindo, vale a pena ler e assistir o filme! 


NOTA  



Nenhum comentário: