Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Adeus, China, O último bailarino de Mao - Li Cunxin


RESENHA -   Adeus China, é um livro de memórias que conta a história de vida de Li Cunxin, O Último Bailarino de Mao.
Li nasceu na província de Shandong e era filho de uma família de camponeses. Ele viveu lá até os 10 anos, junto com seus pais e seis irmãos. Enfrentavam muitas dificuldades, dentre elas a falta de alimentos, roupas e moravam em uma casa simples e muito pequena. Mas um dia duas pessoas ligadas ao governo do grande chefe Mao, visitam o vilarejo em busca de crianças para receberem formação cultural e Li é escolhido junto com outro colega para a Academia de Dança de Pequim.
O menino parte sonhando com melhores condições de vida pra ele e sua família. Sua mãe lhe diz: 

"Nunca esqueça a sua origem. Trabalhe duro e construa a sua vida. Não olhe para tras! Aqui só fome e sacrifícios."

Na academia a vida não é fácil, Li sofre com a saudade da família e de seu mundo na comuna. Mas ele faz amizades e tem nos professores exemplos de determinação. E a dança se desperta aos poucos, e novos caminhos se abrem. E a sorte bate novamente na sua porta, uma nova oportunidade surge em sua vida, dessa vez estudar no Ocidente, precisamente nos EUA com a autorização do governo chinês. 
E quando chega no novo mundo, o impacto cultural é muito grande, tudo que Li aprendeu dentro do comunismo, deixa de ter o mesmo valor, ele passa a questionar aquilo que aprendeu, faz comparações e prova o gosto da liberdade. A narrativa é feita em primeira pessoa, de forma muito simples, muitos costumes chineses e passagens da história política são explicados em detalhes e leva o leitor também a fazer comparações, de que como política e grandes líderes podem influenciar no desenvolvimento de uma nação.

"Tudo nos era imposto: o que fazer, quando trabalhar, quanto receber, onde viver e quantos filhor ter. Minhas crenças comunistas entraram em choque com as lembranças da América..."


Adeus China, é um livro emocionante! Li é um exemplo de coragem e de que nada é impossível para um ser humano determinado. E que oportunidades não devem ser desperdiçadas! 

O filme baseado no livro foi lançado em 2011.


Li e Mary

Nota 

Ano: 2012
Páginas: 400
Editora: Fundamento


Nenhum comentário: