Inìcio, Resenhas, Lidos no Mês, Maratonas & Desafios

domingo, 21 de junho de 2015

A Noite dos Mortos-Vivos e A Volta dos Mortos-Vivos - John Russo


SINOPSE - A DarkSide® desenterra mais um clássico do terror. O título não poderia ser mais apropriado: A NOITE DOS MORTOS-VIVOS, considerado uma das maiores obras-primas do gênero. Se hoje os zumbis estão em alta – influenciados em grande parte pela série The Walking Dead e por games como Resident Evil e filmes como Zumbilândia, além de contracenar com Brad Pitt – é porque, em 1968, George Romero e John Russo se reuniram para escrever o roteiro de A Noite dos Mortos-vivos e mudar a história do cinema. O filme revolucionou o mito sobre as criaturas que voltavam do além: as superstições vodus das velhas produções B deram lugar à epidemia de fome canibal nas ruas norte-americanas. Criaturas similares já haviam aparecido antes nas telonas, mas foi em A Noite dos Mortos-vivos a primeira vez em que foram retratados como uma praga devoradora de carne humana.
Tinha início o Apocalipse Zumbi, tornando-se uma reflexão do momento político dos Estados Unidos. Romero também revolucionou ao escolher um ator negro para protagonizar a história em um momento de tensões raciais à flor da pele; o ativista Martin Luther King fora assassinado meses antes da estreia do filme.
“Sempre nos referimos a A NOITE DOS MORTOS-VIVOS como o Cálice Sagrado dos filmes de zumbi. Regras como ‘Você deve atirar na cabeça para matá-los’ não existiam antes de 1969. Agora é parte da cultura pop. Então devemos muito à visão de Romero e de Russo e ao mundo que eles criaram. O filme foi uma espécie de farol para o episódio piloto da série The Walking Dead”, afirmou Greg Nicotero, o maquiador da série.
Outra obra que marcou definitivamente a cultura pop e teve como uma de suas inspirações o clássico de 1968 foi “Thriller”, o clipe de Michael Jackson, dirigido por John Landis, cultuado diretor de filmes como Um Lobisomem Americano em Londres e Além da Imaginação, o Filme.

A NOITE DOS MORTOS-VIVOS inclui ainda uma surpresa para os leitores: o texto integral da sequência do clássico, que nunca chegou a ser filmada, chamada de
A VOLTA DOS MORTOS-VIVOS (não vai confundir com a comédia trash de 1985, que também contou com Russo no time de roteiristas).
Isso mesmo: são dois romances de John Russo no mesmo volume.
A obra saiu em duas edições, já conhecidas pelos fãs da editora: a LIMITED EDITION, em capa dura; e a CLASSIC EDITION, em brochura e preço mais acessível. Ambas com o acabamento luxuoso das edições DarkSide®.

ANO - 2014
PÁGINAS - 320
EDITORA - DarkSide® Books




RESENHA - A Noite dos Mortos Vivos - Ao oeste dos EUA seres macabros passam a atormentar a população. Inicia-se com o desespero dos irmâos Jhonny e Bárbara, que vão visitar o túmulo do pai e se deparam com tais criaturas. Esses monstros aterrorizam e matam, pois se alimentam de carne humana. A mídia especula a respeito da origem dos seres, mas o governo desconversa a respeito. E assim segue até o final, as pessoas desesperadas tentando salvar a própria pele. A narrativa é intensa, não assisti ao filme, mas imagino que seja totalmente aterrorizante! 

A Volta dos Mortos-Vivos - Após 10 anos do primeiro aparecimentos dos seres humanóides, tudo volta a acontecer. Novamente, a população se vê atingida pelo medo, desespero e o isolamento. Mas não é  somente os mortos-vivos que assustam... seres humanos também causam medo! E além de se defender dos zumbis, a população teve que se armar contra o semelhante e passa a não confiar em quem se aproxima! 
São duas  estórias macabras, bem detalhadas e os finais surpreendentes!  

NOTA - ★★★★★



"A chama da vida arde por um tempo e então se apaga. As sepulturas aguardam pacientemente a hora de serem ocupadas. A morte é o fim de toda a vida.Viver é se remexer constantemente em um túmulo.As coisas vivem e morrem.Às vezes vivem bem, e às vezes mal, mas sempre morrem, e a morte é aquilo que reduz todas as coisas ao menor denominador comum. "









O Autor
- John A. Russo (nascido em 1939), por vezes creditado como Jack Russo ou John Russo, é um roteirista e diretor estado-unidense mais comumente associado com o clássico de terror de 1968 Night of the Living Dead. John Russo é também o fundador e um dos co-mentores junto com Russell Streiner do John Russo Movie Making Program na DuBois Business College em DuBois, Pensilvânia.



Nenhum comentário: